MISSA DAS CRIANÇAS

26 - Janeiro - 2025 - 11H

Entrada

Eis-Me Aqui Senhor!

Eis-Me Aqui Senhor!

Pra Fazer Tua Vontade

Pra Viver No Teu Amor

Pra Fazer Tua Vontade

Pra Viver No Teu Amor

Eis-Me Aqui Senhor!

1.O Senhor É O Pastor Que Me Conduz

Por Caminhos Nunca Vistos Me Enviou

Sou Chamado A Ser Fermento Sal E Luz

E Por Isso Respondi: Aqui Estou!

2.Ele Pôs Em Minha Boca Uma Canção

Me Ungiu Como Profeta E Trovador

Da História E Da Vida Do Meu Povo E Por Isso Respondi: Aqui Estou! 


Ato Penitencial 

1.Senhor que viestes salvar

Os corações arrependidos

Piedade, piedade

Piedade de nós

Piedade, piedade

Piedade de nós

2.Ó, Cristo que viestes chamar

Os pecadores humilhados.

Piedade, piedade

Piedade de nós

Piedade, piedade

Piedade de nós

3.Senhor que intercedeis por nós

Junto a Deus Pai que nos perdoa.

Piedade, piedade

Piedade de nós

Piedade, piedade

Piedade de nós

Hino de Louvor

Glória a Deus nas alturas! Glórias ao Senhor!

1.Ao Senhor do céu, ao Senhor da terra, nosso criador

Pai, nós Te adoramos, Te glorificamos, bendizemos!

2.Senhor Jesus Cristo, filho de Deus Pai, Cordeiro de Deus

Deus de Deus, piedade de nós, acolhei nossa súplica!

3.Sopro de Deus Pai, fogo abrasador, Deus eterno amor

Espírito Santo com Jesus na glória de Deus Pai. Amém!

Primeira Leitura

Leitura do Livro de Neemias 8,2-4a.5-6.8-10

Naqueles dias, o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei. Esdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim. Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: "Amém! Amém!" Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a todos: "Este é um dia consagrado ao senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis", pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. E Neemias disse-lhes: "Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força".


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Salmo Responsorial

Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

1. A lei do Senhor Deus é perfeita, / conforto para a alma! / O testemunho do Senhor é fiel, / sabedoria dos humildes.

2. Os preceitos do Senhor são precisos, / alegria ao coração. / O mandamento do Senhor é brilhante, / para os olhos é uma luz.

3. É puro o temor do Senhor, / imutável para sempre. / Os julgamentos do Senhor são corretos / e justos igualmente.

4. Que vos agrade o cantar dos meus lábios / e a voz da minha alma; / que ela chegue até vós, ó Senhor, / meu Rochedo e Redentor!

Segunda Leitura

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,12-30

Irmãos: Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. Se o pé disser: "Eu não sou mão, portanto não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de pertencer ao corpo. E se o ouvido disser: "Eu não sou olho, portanto não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de pertencer ao corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se o corpo todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs os membros e cada um deles no corpo, como quis. Se houvesse apenas um membro, onde estaria o corpo? Há muitos membros, e, no entanto, um só corpo. O olho não pode, pois, dizer à mão: "Não preciso de ti". Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vós". Antes pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são muito mais necessários do que se pensa. Também os membros que consideramos menos honrosos, a estes nós cercamos com mais honra, e os que temos por menos decentes, nós os tratamos com mais decência. Os que nós consideramos decentes não precisam de cuidado especial. Mas Deus, quando formou o corpo, deu maior atenção e cuidado ao que nele é tido como menos honroso, para que não haja divisão no corpo e, assim, os membros zelem igualmente uns pelos outros. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. E, na Igreja, Deus colocou, em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo lugar, os profetas; em terceiro lugar, os que têm o dom e a missão de ensinar; depois, outras pessoas com dons diversos, a saber: dom de milagres, dom de curas, dom para obras de misericórdia, dom de governo e direção, dom de línguas. Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam? Todos realizam milagres? Todos têm o dom das curas? Todos falam em línguas? Todos as interpretam?


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Aclamação

Bato palmas de alegria

A Jesus que vai falar

O Evangelho que nos guia

Nós queremos aclamar

Deixai as crianças que venham a mim!

Dizia Jesus com ternura na voz

Mas nós é que agora clamamos assim: 

Deixai que Jesus venha sempre até nós!

Evangelho

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

AS: Glória a vós, Senhor. 


Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor". Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir".


— Palavra da Salvação.

AS: Glória a vós, Senhor.

Preces

AS:Senhor, vinde em nosso auxílio!

Preparação das ofertas

Eis O Que Eu Venho Te Dar
Eis O Que Eu Ponho No Altar

Toma, Senhor, Que Ele É Teu

Meu Coração Não É Meu (2x)

2.Quero Que O Meu Coração Seja Tão Cheio De Paz

Que Não Se Sinta Capaz De Sentir Ódio Ou Rancor

Quero Que A Minha Oração Possa Me Amadurecer

Leve-Me A Compreender As Consequências Do Amor 

Oração Eucarística V

PR.: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR.: Corações ao alto.

AS: O nosso coração está em Deus.

PR.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR.:É justo e nos faz todos ser mais santos, louvar a vós, ó Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmão. É ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos, mandando que se faça a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira. Por isso, aqui estamos bem unidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz à voz dos Anjos e dos Santos todos, para cantar (dizer):

AS: Santo, Santo, Santo...

PR.:Ó Pai, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai o vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.

AS: Mandai vosso Espírito Santo!


PR.:Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus Apóstolos, Jesus tomou o pão em suas mãos, olhou para o céu e vos deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, no fim da Ceia, tomou o cálice em suas mãos, deu-vos graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Tudo isto é mistério da fé!

AS: Toda vez que comemos deste Pão, toda vez que bebemos deste Vinho, recordamos a paixão de Jesus Cristo e ficamos esperando sua vinda.


Ou:

Mistério da fé e do amor!

AS: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

Ou:

Mistério da fé para a salvação do mundo!

AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.


PR.:Recordando, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão, nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e que dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem.

AS: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

PR.:E quando recebermos Pão e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos una num só corpo, para sermos um só povo em seu amor.

AS:  O Espírito nos una num só corpo.

PR.:Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz.

AS: Caminhamos na estrada de Jesus.

PR.:Dai ao vosso servo, o Papa N., ser bem firme na fé, na caridade, e a N., que é Bispo desta Igreja, muita luz para guiar o vosso povo.

AS: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

PR.:Esperamos entrar na vida eterna com Maria, Mãe de Deus e da Igreja, os Apóstolos, e todos os que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.

AS: Esperamos entrar na vida eterna!

PR.:Abri as portas da misericórdia aos que chamastes para a outra vida; acolhei-os juntos a vós, bem felizes no reino que para todos preparastes.

AS: A todos dai a luz que não se apaga.

PR.:E a todos nós, aqui reunidos, que somos povo santo e pecador, dai-nos a graça de participar do vosso reino que também é nosso.


Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém 

Comunhão 

Sou Bem Mais Do Que Amigo (És Jesus)

Eu Estou Sempre Atento (Nosso Pão)

Vem À Mesa Comigo

Sou Teu Pão, Teu Sustento! (Vou, Jesus, Meu Sustento)

1.Que Eu Não Troque, Senhor, Teu Convite

Por Preguiça, Desculpa Ou Cansaço

Que Eu Dispense Promessa Ou Palpite

Que Me Impeça De Ter Teu Abraço!

2.Que Eu Me Lembre, Senhor, Do Que Dizes

E Que Eu Saiba Levar Teu Alento

Aos Que Vivem Na Dor, Infelizes

Aos Que Sofrem Sem Ter Alimento!

3.Que Eu Me Esforce Por Ser Tua Imagem

Partilhando O Que Sei, O Que Tenho!

Mas Preciso Da Tua Coragem

Pra Manter-Me Fiel Nesse Empenho!

4.Que Eu Espalhe O Teu Reino De Amor

Que Eu Entenda Que O Ódio É Uma Guerra

Que Eu Supere A Tristeza, O Rancor

Pra Que O Céu Vá Crescendo Na Terra!

5.Que Eu Aprenda A Levar Tua Paz

Perdoando E Pedindo Perdão

De Sorrir, Sempre Seja Capaz

Sendo Firme No Sim E No Não!

Pós Comunhão 

1.Um dia uma criança me parou,

olhou-me nos meus olhos a sorrir.

Caneta e papel na sua mão,

tarefa escolar a cumprir.

E perguntou no meio de um sorriso

o que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou,

Sonhar como Jesus sonhou,

pensar como Jesus pensou,

viver com Jesus viveu.

Sentir o que Jesus sentia,

sorrir como Jesus sorria

E ao chegar o fim do dia

eu sei que eu dormiria muito mais feliz.

2.Ouvindo o que eu falei ela me olhou e

disse que era lindo o que eu falei. Pediu

que repetisse, por favor, que não falasse

tudo de uma vez. E perguntou no meio

de um sorriso o que é preciso para ser

feliz.

3.Depois que eu terminei de repetir, seus

olhos não saiam do papel. Toquei no seu

rostinho e a sorrir pedi que ao transmitir

fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado

e ao meu lado foi dizendo assim.

Final

Tomado pela mão com Jesus eu vou

sigo-o como ovelha que encontrou o pastor

tomado pela mão, com Jesus eu vou aonde ele for. (2x)

1.Se Jesus me diz amigo deixa tudo e vem comigo

onde tudo é mais formoso e mais feliz 

Se Jesus me diz amigo deixa tudo e vem comigo

eu, minha mão porei na sua e irei com ele

2.Eu te levarei amigo a um lugar comigo

Onde o sol e as estrelas brilham mais

eu te levarei amigo a um lugar comigo

onde tudo é mais formoso e feliz.

AVISOS PAROQUIAIS