MISSA DAS CRIANÇAS
15 - Setembro - 2024 - 11H
Entrada
Eis-Me Aqui Senhor!
Eis-Me Aqui Senhor!
Pra Fazer Tua Vontade
Pra Viver No Teu Amor
Pra Fazer Tua Vontade
Pra Viver No Teu Amor
Eis-Me Aqui Senhor!
1.O Senhor É O Pastor Que Me Conduz
Por Caminhos Nunca Vistos Me Enviou
Sou Chamado A Ser Fermento Sal E Luz
E Por Isso Respondi: Aqui Estou!
2.Ele Pôs Em Minha Boca Uma Canção
Me Ungiu Como Profeta E Trovador
Da História E Da Vida Do Meu Povo E Por Isso Respondi: Aqui Estou!
Ato Penitencial
1.Senhor que viestes salvar
Os corações arrependidos
Piedade, piedade
Piedade de nós
Piedade, piedade
Piedade de nós
2.Ó, Cristo que viestes chamar
Os pecadores humilhados.
Piedade, piedade
Piedade de nós
Piedade, piedade
Piedade de nós
3.Senhor que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa.
Piedade, piedade
Piedade de nós
Piedade, piedade
Piedade de nós
Hino de Louvor
Glória a Deus nas alturas! Glórias ao Senhor!
1.Ao Senhor do céu, ao Senhor da terra, nosso criador
Pai, nós Te adoramos, Te glorificamos, bendizemos!
2.Senhor Jesus Cristo, filho de Deus Pai, Cordeiro de Deus
Deus de Deus, piedade de nós, acolhei nossa súplica!
3.Sopro de Deus Pai, fogo abrasador, Deus eterno amor
Espírito Santo com Jesus na glória de Deus Pai. Amém!
Entrada da Bíblia
Tua Palavra É Lâmpada Para Meus Pés Senhor,
Lâmpada Para Meus Pés, Senhor,
Luz Para O Meu Caminho.
Lâmpada Para Os Meus Pés, Senhor,
Luz Para O Meu Caminho. (Bis)
Primeira Leitura
Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,5-9a
O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?
– Palavra do Senhor.
AS: Graças a Deus!
Salmo Responsorial
Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
1.Eu amo o Senhor, porque ouve / o grito da minha oração. / Inclinou para mim seu ouvido, / no dia em que eu o invoquei.
2.Prendiam-me as cordas da morte, † apertavam-me os laços do abismo; / invadiam-me angústia e tristeza: / eu então invoquei o Senhor / "Salvai, ó Senhor, minha vida!"
3.O Senhor é justiça e bondade, / nosso Deus é amor-compaixão. / É o Senhor quem defende os humildes: / eu estava oprimido, e salvou-me.
4.Libertou minha vida da morte, † enxugou de meus olhos o pranto / e livrou os meus pés do tropeço. / Andarei na presença de Deus, / junto a ele na terra dos vivos.
Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Tiago 2,14-18
Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então alguém de vós lhes disser: "Ide em paz, aquecei-vos", e: "Comei à vontade", sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. Em compensação, alguém poderá dizer: "Tu tens a fé e eu tenho a prática!" Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!
– Palavra do Senhor.
AS: Graças a Deus!
Aclamação
Bato palmas de alegria
A Jesus que vai falar
O Evangelho que nos guia
Nós queremos aclamar
Deixai as crianças que venham a mim!
Dizia Jesus com ternura na voz
Mas nós é que agora clamamos assim:
Deixai que Jesus venha sempre até nós!
Evangelho
PR: O Senhor esteja convosco.
AS: Ele está no meio de nós.
PR: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
AS: Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens". Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la".
— Palavra da Salvação.
AS: Glória a vós, Senhor.
Profissão de Fé
PR: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra: 1) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, 2) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; 1) nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, 2) foi crucificado, morto e sepultado; 1) desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; 2) subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, 1) donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 2) Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, 1) na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, 2) na ressurreição da carne, e na vida eterna.
AS: Amém.
Preces
AS: Ouvi, Senhor, nossa oração!
Preparação das ofertas
1.Um Coração Para Amar, Pra Perdoar E Sentir
Para Chorar E Sorrir, Ao Me Criar Tu Me Destes
Um Coração Pra Sonhar, Inquieto E Sempre A Bater
Ansioso Por Entender As Coisas Que Tu Disseste
Eis O Que Eu Venho Te Dar
Eis O Que Eu Ponho No Altar
Toma, Senhor, Que Ele É Teu
Meu Coração Não É Meu (2x)
2.Quero Que O Meu Coração Seja Tão Cheio De Paz
Que Não Se Sinta Capaz De Sentir Ódio Ou Rancor
Quero Que A Minha Oração Possa Me Amadurecer
Leve-Me A Compreender As Consequências Do Amor
Oração Eucarística I
PR.: O Senhor esteja convosco.
AS: Ele está no meio de nós.
PR.: Corações ao alto.
AS: O nosso coração está em Deus.
PR.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
AS: É nosso dever e nossa salvação.
PR: Ó Pai querido, que tanto nos amais, como é grande a nossa alegria em vos agradecer e com Jesus, na vossa Igreja, cantar vosso louvor. Vós nos amastes tanto, que criastes para nós este mundo imenso e maravilhoso. Vós nos amais tanto, que nos dais vosso Filho, Jesus, para nos guiar até vós. Vós nos amais mais tanto, que nos reunis em vosso Filho, Jesus, e, pelo Espírito Santo, nos tornais filhos e filhas da mesma família. Por este amor tão grande nós vos agradecemos e, com os anjos e os santos, que vos adoram, cantamos (dizemos) a uma só voz:
AS: Santo, santo, santo...
PR: Sim, bendito seja Jesus, que vós nos enviastes, amigo das crianças e dos pobres. Ele nos ensina a vos amar, ó Pai querido, e amar-nos uns aos outros.
AS: Glória a vós, Senhor, que tanto nos amais!
PR: Jesus veio tirar do coração o pecado, a maldade e o ódio, que impedem a amizade e não nos deixam ser felizes. Ele prometeu que o Espírito Santo ficaria sempre conosco para vivermos bem unidos a vós como filhos e filhas.
AS: Glória a vós, Senhor, que tanto nos amais!
PR: Ó Deus, nosso Pai, enviai em vosso Espírito Santo para que estes dons do pão e do vinho se tornem o Corpo † e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
AS: Enviai o vosso Espírito Santo!
PR: Jesus, na noite antes de sua morte na cruz, nos mostrou como é grande o vosso amor. Quando ele estava à mesa com os apóstolos, tomou o pão em suas mãos e rezou, louvando e agradecendo. Depois partiu o pão e o deu a seus amigos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
PR: Do mesmo modo, no fim da Ceia, Jesus tomou em suas mãos o cálice com vinho, rezou, de novo, em ação de graças e o deu a seus amigos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
PR: Por isso, Pai querido, celebramos a memória da morte e ressurreição de Jesus, Salvador do mundo. Ele mesmo se colocou em nossas mãos para ser este dom de reconciliação e de paz, nosso sacrifício que agora vos oferecemos e pelo qual somos atraídos para vós.
AS: Com Jesus, recebei a nossa vida!
PR: Escutai-nos, Senhor nosso Deus, e dai o Espírito do vosso amor aos que participam desta Ceia, para que fiquem sempre mais unidos na vossa Igreja, com o nosso papa N., o nosso bispo N., os outros bispos e todos aqueles que servem o vosso povo.
AS: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
PR: Não vos esqueçais daqueles que amamos: nossos pais, parentes, amigos e os que cuidam de nós; e também daqueles que ainda não amamos bastante. Lembrai-vos dos que em paz partiram desta vida (N. N.); acolhei-os com amor na alegria da vossa casa.
AS: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
PR: Um dia, enfim, ó Pai, reuni a todos nós em vosso Reino, com a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, para celebrar a festa que no céu nunca se acaba, onde todos os amigos de Jesus cantam sem cessar o vosso louvor
Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos.
AS: Amém!
Comunhão
Sou Bem Mais Do Que Amigo (És Jesus)
Eu Estou Sempre Atento (Nosso Pão)
Vem À Mesa Comigo
Sou Teu Pão, Teu Sustento! (Vou, Jesus, Meu Sustento)
1.Que Eu Não Troque, Senhor, Teu Convite
Por Preguiça, Desculpa Ou Cansaço
Que Eu Dispense Promessa Ou Palpite
Que Me Impeça De Ter Teu Abraço!
2.Que Eu Me Lembre, Senhor, Do Que Dizes
E Que Eu Saiba Levar Teu Alento
Aos Que Vivem Na Dor, Infelizes
Aos Que Sofrem Sem Ter Alimento!
3.Que Eu Me Esforce Por Ser Tua Imagem
Partilhando O Que Sei, O Que Tenho!
Mas Preciso Da Tua Coragem
Pra Manter-Me Fiel Nesse Empenho!
4.Que Eu Espalhe O Teu Reino De Amor
Que Eu Entenda Que O Ódio É Uma Guerra
Que Eu Supere A Tristeza, O Rancor
Pra Que O Céu Vá Crescendo Na Terra!
5.Que Eu Aprenda A Levar Tua Paz
Perdoando E Pedindo Perdão
De Sorrir, Sempre Seja Capaz
Sendo Firme No Sim E No Não!
Pós Comunhão
1.Um dia uma criança me parou,
olhou-me nos meus olhos a sorrir.
Caneta e papel na sua mão,
tarefa escolar a cumprir.
E perguntou no meio de um sorriso
o que é preciso para ser feliz?
Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
pensar como Jesus pensou,
viver com Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
sorrir como Jesus sorria
E ao chegar o fim do dia
eu sei que eu dormiria muito mais feliz.
2.Ouvindo o que eu falei ela me olhou e
disse que era lindo o que eu falei. Pediu
que repetisse, por favor, que não falasse
tudo de uma vez. E perguntou no meio
de um sorriso o que é preciso para ser
feliz.
3.Depois que eu terminei de repetir, seus
olhos não saiam do papel. Toquei no seu
rostinho e a sorrir pedi que ao transmitir
fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado
e ao meu lado foi dizendo assim.
Final
Tomado pela mão com Jesus eu vou
sigo-o como ovelha que encontrou o pastor
tomado pela mão, com Jesus eu vou aonde ele for. (2x)
1.Se Jesus me diz amigo deixa tudo e vem comigo
onde tudo é mais formoso e mais feliz
Se Jesus me diz amigo deixa tudo e vem comigo
eu, minha mão porei na sua e irei com ele
2.Eu te levarei amigo a um lugar comigo
Onde o sol e as estrelas brilham mais
eu te levarei amigo a um lugar comigo
onde tudo é mais formoso e feliz.
AVISOS PAROQUIAIS
MISSA DOS IDOSOS E ENFERMOS: Convidamos a todos para a missa dos idosos e enfermos, Sábado dia 21/09/2024 às 16hrs.
MÊS DA BÍBLIA:Todas as segundas-feiras do mês de setembro as 20h30, após a missa, no salão paroquial, teremos encontros de estudos bíblicos do livro do Profeta Ezequiel, todos estão convidados a participar.
ENCONTRO DE NOIVOS: Estão abertas as inscrições para o “Curso de Noivos” que acontecerá no dia 19 de outubro (sábado) o dia todos, as inscrições são via site, informações na secretaria paroquial.