SANTÍSSIMA TRINDADE

26 - Maio - 2024 - 19H

Entrada 

Vem, vem, vem, Espírito Santo

Transforma a minha vida, quero renascer

Vem, vem, vem, Espírito Santo

Transforma a minha vida, quero renascer


Quero abandonar-me em Seu amor

Encharcar-me em Seus rios, Senhor

Derrubar as barreiras em meu coração

Quero abandonar-me em Seu amor

Encharcar-me em Seus rios, Senhor

Derrubar as barreiras em meu coração

Ato Penitencial

1. Senhor que vieste salvar

Os corações arrependidos

Kyrie Eleison Eleison Eleison

2.Óh, Cristo, que vieste chamar

Os pecadores humilhados

Christe Eleison Eleison Eleison

3.Senhor que intercedeis por nós

Junto a Deus Pai que nos perdoa

Kyrie Eleison Eleison Eleison

Hino de Louvor

Glória a Deus nos altos céus
Paz na terra ao seus amados
A vós louvam, Rei Celeste
Os que foram libertados

Glória a Deus lá nos céus e paz aos seus Amém!


Deus e Pai, nós Vos louvamos
Adoramos, bendizemos
Damos glória ao Vosso Nome
Vossos dons agradecemos

Glória a Deus lá nos céus e paz aos seus
Amém


Senhor nosso, Jesus Cristo
Unigênito do pai
Vós, de Deus Cordeiro Santo
Nossas culpas perdoai

Glória a Deus lá nos céus e paz aos seus Amém


Vós, que estais junto do Pai
Como nosso intercessor
Acolhei nossos pedidos
Atendei nosso clamor

Glória a Deus lá nos céus e paz aos seus Amém


Vós somente sois o Santo
O Altíssimo, o Senhor
Com o Espírito Divino
De Deus Pai no esplendor

Glória a Deus lá nos céus e paz aos seus Amém!

Primeira Leitura

Leitura do Livro do Deuteronômio 4,32-34.39-40

Moisés falou ao povo dizendo: "Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande, ou se ouviu algo semelhante. Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre".


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Salmo Responsorial

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.


1.Reta é a palavra do Senhor, / e tudo o que ele faz merece fé. / Deus ama o direito e a justiça, / transborda em toda a terra a sua graça. 

2.A palavra do Senhor criou os céus, / e o sopro de seus lábios, as estrelas. / Ele falou e toda a terra foi criada, / ele ordenou e as coisas todas existiram.

3.Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, / e que confiam esperando em seu amor, / para da morte libertar as suas vidas / e alimentá-los quando é tempo de penúria.

4.No Senhor nós esperamos confiantes, / porque ele é nosso auxílio e proteção! / Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos!

Segunda Leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,14-17

Irmãos: Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Aclamação

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.

Evangelho

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

AS: Glória a vós, Senhor. 


Naquele tempo, Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo".


— Palavra da Salvação.

AS: Glória a vós, Senhor.

Profissão de Fé

PR: Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso: 1) criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. 2) Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: 1) Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, 2) gerado, não criado, consubstancial ao Pai: por ele todas as coisas foram feitas. 1) E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: 2) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. 1) Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. 2) Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, 1) e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. 2) E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. 1) Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; 2) e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. 1) Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. 2) Professo um só batismo para remissão dos pecados. 1) E espero a ressurreição dos mortos 2) e a vida do mundo que há de vir.

AS: Amém. 

Preces

AS: Mandai, Senhor, o vosso Espírito!

Preparação das Ofertas 

Pão e vinho te apresentamos nesse altar

Como sinal que tu recolhes nossa oferta     

Tudo o que somos deixamos aqui. (2x)


É um milagre que se dá   

O pão e o vinho em Corpo e Sangue,

vão se transformar.

Não ha limites para o amor

Vem transformar também minha vida 

Oh senhor, é teu esse milagre de amor

Oração Eucarística I

PR.: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR.: Corações ao alto.

AS: O nosso coração está em Deus.

PR.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR.:  Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pois, para levar à plenitude o mistério pascal, derramastes hoje o Espírito Santo sobre aqueles que, em comunhão com vosso Filho Unigênito, se tornaram vossos filhos e filhas, por adoção. É ele que, no início da Igreja nascente, infundiu em todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus e reuniu as diversas línguas na profissão de uma só fé. Por isso, transbordamos de alegria pascal, a humanidade toda exulta. Mas também as forças do alto e os angélicos poderes proclamam sem fim o hino da vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

AS: Santo, Santo, Santo...

PR.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, suplicantes, vos rogamos e pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que aceiteis e abençoeis estes dons, estas oferendas, este sacrifício puro e santo, que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra, em comunhão com vosso servo o Papa N., o nosso Bispo N.*, e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos. 

AS: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor! 

PR: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas N. N. e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fé e a dedicação ao vosso serviço. Por eles nós vos oferecemos e também eles vos oferecem este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces, Deus eterno, vivo e verdadeiro, para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam. 

AS: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos! 

PR.: Em comunhão com toda a Igreja, celebramos o dia santíssimo em que nosso Senhor, vosso Filho unigênito, elevou à vossa direita na glória a nossa frágil natureza humana. Veneramos em primeiro lugar a memória da Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, a gloriosa sempre Virgem Maria, a de seu esposo São José, e também a dos Santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião) e a de todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção. 

AS: Em comunhão com vossos santos vos louvamos! 

PR.: Aceitai, ó Pai, com bondade, a oblação dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação eterna e acolhei-nos entre os vossos eleito. CC. Dignai-vos, ó Pai, aceitar, abençoar e santificar estas oferendas; recebei-as como sacrifício espiritual perfeito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de vosso amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. 

AS: Enviai o vosso Espírito Santo! 

PR.: Na véspera de sua paixão, ele tomou o pão em suas santas e veneráveis mãos, elevou os olhos ao céu, a vós, ó Pai todo-poderoso, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu o pão e o deu a seus discípulos, dizendo: 

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. 


Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos, pronunciou novamente a bênção de ação de graças e o deu a seus discípulos, dizendo: 

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.


Mistério da fé!


AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!


Ou:

Mistério da fé e do amor!

AS: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!


Ou:

Mistério da fé para a salvação do mundo!

AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.


PR.: Celebrando, pois, a memória da bem-aventurada paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício puro, santo e imaculado, Pão santo da vida eterna e Cálice da perpétua salvação. Recebei, ó Pai, com olhar benigno, esta oferta, como recebestes os dons do justo Abel, o sacrifício de nosso patriarca Abraão e a oblação pura e santa do sumo sacerdote Melquisedeque. 

AS: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta! 

PR.: Suplicantes, vos pedimos, ó Deus onipotente, que esta nossa oferenda seja levada à vossa presença, no altar do céu, pelas mãos do vosso santo Anjo, para que todos nós, participando deste altar pela comunhão do santíssimo Corpo e Sangue do vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu. 

AS: O Espírito nos una num só corpo! 

PR.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas N. N. que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz. A eles, e a todos os que descansam no Cristo, concedei o repouso, a luz e a paz. 

AS: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna! 

PR.: E a todos nós pecadores, que esperamos na vossa infinita misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, (Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro, Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia) e de todos os vossos Santos. Por Cristo, nosso Senhor. 

Por ele não cessais de criar, santificar, vivificar, abençoar estes bens e distribuí-los entre nós. 


Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos. 

AS: Amém!

Comunhão 

Eu sei, Seu Espírito está agindo

Passo a passo sei que encontrarei

Sua vontade em minha vida

Rompe dentro em mim

Um amor inovador

Sinto gosto em Tua Palavra

Amor à hóstia consagrada

 

Eu quero te louvar

Com todo o meu ser

De toda a minha alma

Mesmo sem entender

Preciso te seguir

Seu amor vou perseguir

Eu abro todo o meu ser

Sua vontade tem que acontecer

 

Eu sei, não pertenço a este mundo

Tenho fome e sede do Senhor

Alimento que vem do lugar que eu sou

Treme o meu ser e teme o meu viver

Eu sei tu és o meu Senhor

Da minha vida és o Salvador

Final 

Hoje é a festa do Fogo,

um novo Pentecostes vai acontecer,

Unidos esperamos Sua glória,

a Virgem Maria vai interceder

E vai acontecer um novo Pentecostes      (3x)

Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo do Céu!   (3x)

Posso dançar no Teu Espírito

Posso pular com Teu Poder,

Posso correr com Tua Unção

Posso gritar a tua Glória!


AVISOS PAROQUIAIS