17º DOMINGO DO 

TEMPO COMUM

28 - Julho - 2024 - 09H

Entrada 

Reunidos Aqui Só Pra Louvar Ao Senhor,

Novamente Aqui, Em União.

Algo Bom Vai Acontecer,

Algo Bom Deus Tem Pra Nós,

Reunidos Aqui Só Pra Louvar O Senhor (2x)

Ato Penitencial

1.Senhor, Que Sois O Caminho Que Leva Ao Pai.

Piedade, Piedade, Piedade De Nós Senhor! (bis)

2.Cristo, Que Sois A Verdade Que Ilumina Os Povos.

Piedade, Piedade, Piedade De Nós Senhor!(bis)

3.Senhor, Que Sois A Vida Que Renova O Mundo.

Piedade, Piedade, Piedade De Nós Senhor!(bis)


Hino de Louvor

1.Glória A Deus Nos Altos Céus!

Paz Na Terra Seus Amados

A Vós Louvam Rei Celeste

Os Que Foram Libertados

Glória A Deus! Glória A Deus!

2.Deus E Pai, Nós Vos Louvamos

Adoramos, Bendizemos

Damos Glória Ao Vosso Nome

Vossos Dons Agradecemos

3.Senhor Nosso, Jesus Cristo

Unigênito Do Pai,

Vós, De Deus Cordeiro Santo

Nossas Culpas Perdoai

4.Vós, Que Estais Junto Do Pai

Como Nosso Intercessor

Acolhei Nossos Pedidos

Atendei Nosso Clamor

5.Vós Somente Sois O Santo

O Altíssimo, O Senhor

Com O Espírito Divino

De Deus Pai No Esplendor.



Primeira Leitura

Leitura do Segundo Livro dos Reis 4,42-44

Naqueles dias, veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: "Dá ao povo para que coma". Mas o seu servo respondeu-lhe: "Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?" Eliseu disse outra vez:  "Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: 'Comerão e ainda sobrará'". O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Salmo Responsorial

Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

1.Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, / e os vossos santos com louvores vos bendigam! / Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder! 

2.Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam / e vós lhes dais no tempo certo o alimento; / vós abris a vossa mão prodigamente / e saciais todo ser vivo com fartura.

3.É justo o Senhor em seus caminhos, / é santo em toda obra que ele faz. / Ele está perto da pessoa que o invoca / de todo aquele que o invoca lealmente.

Segunda Leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-6

Irmãos: Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Aclamação

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou!

Evangelho

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

AS: Glória a vós, Senhor. 


Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!" Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo". Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.


— Palavra da Salvação.

AS: Glória a vós, Senhor.

Profissão de Fé

PR: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra: 1) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, 2) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; 1) nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, 2) foi crucificado, morto e sepultado; 1) desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; 2) subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, 1) donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 2) Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, 1) na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, 2) na ressurreição da carne, e na vida eterna. 

  AS: Amém. 


Preces

AS:  Mandai, Senhor, o vosso Espírito




Oração pela Vida

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.

Bendito sejais, porque nos criaste por amor.

Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.

Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.

Em Vós somos, vivemos e existimos.

Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.

Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.

Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.

Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos.

Amém!

Preparação das Ofertas 

1. Mãos Na Terra E O Coração

Além Deste Céu,

E A Semente Que Brota

É Um Germe De Eternidade

Vai Brotando, Crescendo, Esperando

É A Vida Que Vem Despontar

E Este Trigo Maduro,

A Colheita O Recolherá

Estar Em Tuas Mãos, Ó Pai

E A Vida Ofertar

No Pão E No Vinho A Ti

O Céu Se Abrirá

Estar Em Tuas Mãos, Senhor

E A Vida Entregar

A Minha Oblação Em Ti

Se Perderá, Frutificará.

Frutificará, Frutificará, Frutificará!

2. Da Videira A Flor Não Restará, Passará

E O Fruto Da Terra Surgirá, Brotará

Pela Força Do Vento, Da Chuva

E Do Sol Que Traz Vida E Calor

Cada Dia, Crescendo E Aprendendo A Recomeçar.

Oração Eucarística IV

PR.: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR.: Corações ao alto.

AS: O nosso coração está em Deus.

PR.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR: Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória. Só vós sois o Deus vivo e verdadeiro que existis antes de todo o tempo e permaneceis para sempre, habitando em luz inacessível. Mas, porque sois o Deus de bondade e a fonte da vida, fizestes todas as coisas para cobrir de bênçãos as vossas criaturas e a muitos alegrar com a vossa luz.

Eis, pois, diante de vós os inumeráveis coros dos Anjos que dia e noite vos servem e, contemplando a glória de vossa face, vos louvam sem cessar. Com eles também nós e, por nossa voz, tudo o que criastes celebramos o vosso Nome, e exultantes de alegria, cantamos (dizemos) a uma só voz:

AS: Santo, santo, santo...

PR: Nós proclamamos vossa grandeza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas. Criastes o ser humano à vossa imagem e lhe confiastes todo o universo para que, servindo somente a vós, seu Criador, cuidasse de toda criatura. E quando pela desobediência perdeu a vossa amizade, não o abandonastes ao poder da morte. A todos, porém, socorrestes com misericórdia, para que, ao procurar-vos, vos encontrassem. Muitas vezes oferecestes aliança à família humana e a instruístes pelos profetas na esperança da salvação.

AS: A todos socorrestes com bondade!

PR: E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes vosso próprio Filho para ser o nosso Salvador. Encarnado pelo poder do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, Jesus viveu em tudo a condição humana, menos o pecado; anunciou aos pobres a salvação, aos oprimidos, a liberdade, aos tristes, a alegria. Para cumprir o vosso plano de amor, entregou-se à morte e, ressuscitando, destruiu a morte e renovou a vida.

AS: Por amor nos enviastes vosso Filho!

PR: E, a fim de não mais vivermos para nós, mas para ele, que por nós morreu e ressuscitou, enviou de vós, ó Pai, como primeiro dom aos vossos fiéis, o Espírito Santo, que continua sua obra no mundo para levar à plenitude toda a santificação.

Por isso, nós vos pedimos, ó Pai, que o mesmo Espírito Santo santifique estas oferendas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, para celebrarmos este grande mistério que ele nos deixou em sinal da eterna aliança.

AS: Enviai o vosso Espírito Santo!


PR: Quando, pois, chegou a hora em que por vós, ó Pai, ia ser glorificado, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS

.

Do mesmo modo, ele tomou em suas mãos o cálice com o vinho , deu-vos graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PRA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Mistério da fé e do amor!

AS: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

Ou:

Tudo isto é mistério da fé!

AS: Toda vez que comemos deste Pão, toda vez que bebemos deste Vinho, recordamos a paixão de Jesus Cristo e ficamos esperando sua vinda.

Ou:

Mistério da fé!

AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

Ou:

Mistério da fé para a salvação do mundo!

AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

PR: Celebrando, agora, ó Pai, o memorial da nossa redenção, anunciamos a morte de Cristo e sua descida entre os mortos, proclamamos a sua ressurreição e ascensão à vossa direita e, esperando a sua vinda gloriosa, nós vos oferecemos o seu Corpo e Sangue, sacrifício do vosso agrado e salvação do mundo inteiro.

AS: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

PR: Olhai, com bondade, a oblação que destes à vossa Igreja e concedei aos que vamos participar do mesmo pão e do mesmo cálice que, reunidos pelo Espírito Santo num só corpo, nos tornemos em Cristo uma oferenda viva para o louvor da vossa glória.

AS: O Espírito nos una num só corpo!

PR: E agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício: o vosso servo o Papa N., o nosso Bispo N., os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos, e todos os ministros da vossa Igreja, os fiéis que, ao redor deste altar, se unem à nossa oferta, o povo que vos pertence e todos aqueles que vos procuram de coração sincero.

AS: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

PR: Lembrai-vos também dos que morreram na paz do vosso Cristo e de todos os defuntos dos quais só vós conhecestes a fé.

AS: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

PR: E a todos nós, vossos Filhos e Filhas, concedei, ó Pai de bondade, alcançar a herança eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos e todos os Santos, no vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupção do pecado e da morte, vos glorificaremos por Cristo, Senhor nosso, por quem dais ao mundo todo bem e toda graça.


Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém!


Comunhão 

1.Com seus discípulos Jesus se dirigiu

Para o outro lado lá do mar da Galileia.

E uma imensa multidão pôs-se a segui-lo, 

Cinco mil homens se agrupavam em tal plateia.

Com cinco pães e dois peixinhos multiplicados por milagre, 

Jesus alimentou a multidão.

E hoje aqui nos alimenta com este vinho feito Sangue 

e com seu Corpo em forma de pão.

2.O Cristo fez uma pergunta pra Filipe:

“Onde comprar o pão pra toda esta gente?”

Jesus sabia desde logo o que faria,

Testar Filipe Ele queria tão somente.

3.“Duas centenas de moedas não dariam

Para comprar para este povo tanto pão.

Eis um menino com uns pães e uns peixinhos,

Mas o que é isso para esta multidão?”

4.Jesus, então, pediu que todos se assentassem.

E ali deu graças pelo peixe e pelo pão;

Distribuiu-os tanto quanto eles queriam,

E se fartaram com aquela refeição.

5.E ao ficarem satisfeitos, disse Cristo:

“Que não se percam os pedaços que sobraram.”

Os seus discípulos cumpriram seu pedido

E, com as sobras, doze cestos ajuntaram.

Final

Eu creio nas promessas de Deus,

Eu creio nas promessas de Deus,

Eu creio nas promessas do meu Senhor. (2x)

Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais,

Se sou fiel no pouco, meus passos guiará.

Eu creio no amor de meu Deus,

Eu creio no amor de meu Deus,

Eu creio no amor do meu Senhor. (2x)


AVISOS PAROQUIAIS

Inscrições no site PSJE.COM.BR e informações na secretaria Paroquial

A JODIC está crescendo e se você gosta de trabalhar com a juventude, fale conosco e venha nos ajudar atuando como monitor!

Informações na secretaria paroquial