DOMINGO DE PÁSCOA

05 - Maio - 2024 - 09H

Entrada 

1. Novo Sol Brilhou! A Vida Superou,

Sofrimento, Dor E Morte, Tudo Enfim.

Nosso Olhar Se Abriu. Deus Mesmo Se Incumbiu. De Tomar-Nos Pela Mão Assim.

O Deus De Amor Jamais Se Descuidou.

Em Seu Vigor Jesus Ressuscitou! (Bis)

2. Estender A Mão, Abrir O Coração,

Acolher, Compartilhar E Perdoar

E Fazer O Ceu Cumprir O Seu Papel:

Já Na Terra Tem De Vigorar!

Acendimento Círio Pascal

Em meio a escuridão, surge a luz radiante.

Jesus Ressuscitou Aaleluia.

Cristo é o clarão do Pai

Cristo é o clarão do Pai

Ato Penitencial

1.Senhor, nossa paz, tende piedade de nós

Senhor, nossa paz, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós (bis)

2.Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós

Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós (bis)

3.Senhor, nossa vida, tende piedade de nós.

Senhor, nossa vida, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós (bis)


Hino de Louvor

1.Glória A Deus Nos Altos Céus!

Paz Na Terra Seus Amados

A Vós Louvam Rei Celeste

Os Que Foram Libertados

Glória A Deus Lá Nos Céus

E Paz Aos Seus Amém

2.Deus E Pai, Nós Vos Louvamos

Adoramos, Bendizemos

Damos Glória Ao Vosso Nome

Vossos Dons Agradecemos

3.Senhor Nosso, Jesus Cristo

Unigênito Do Pai,

Vós, De Deus Cordeiro Santo

Nossas Culpas Perdoai

4.Vós, Que Estais Junto Do Pai

Como Nosso Intercessor

Acolhei Nossos Pedidos

Atendei Nosso Clamor

5.Vós Somente Sois O Santo

O Altíssimo, O Senhor

Com O Espírito Divino

De Deus Pai No Esplendor

Primeira Leitura

Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,25-26.34-35.44-48

Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. Mas Pedro levantou-o, dizendo: "Levanta-te. Eu, também, sou apenas um homem". Então, Pedro tomou a palavra e disse: "De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença". Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: "Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?" E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Salmo Responsorial

O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às naçðes.


1.Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.

2.O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. 

3.Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!

Segunda Leitura

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-10

Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.


– Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus!

Aclamação

Aleluia, Aleluia, Aleluia,  Aleluia

Aleluia, Aleluia, Aleluia,  Aleluia

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.


Evangelho

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

AS: Glória a vós, Senhor. 


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros".


— Palavra da Salvação.

AS: Glória a vós, Senhor.

Profissão de Fé

PR: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra: 1) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, 2) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; 1) nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, 2) foi crucificado, morto e sepultado; 1) desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; 2) subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, 1) donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 2) Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, 1) na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, 2) na ressurreição da carne, e na vida eterna. 

AS: Amém. 


Preces

AS: Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor!

Preparação das Ofertas 

1. Bendito Sejas, Ó Rei Da Glória,

Ressuscitado, Senhor Da Igreja

Aqui Trazemos As Nossas Ofertas.

Vê Com Bons Olhos Nossas Humildes Ofertas, Tudo Que Temos, Seja Pra Ti, Ó Senhor!

2. Vidas Se Encontram No Altar De Deus,

Gente Se Doa, Dom Que Se Imola.

Aqui Trazemos As Nossas Ofertas.

3. Maior Motivo De Oferenda,

Pois, O Senhor Ressuscitou.

Para Que Todos Tivéssemos Vida.

4. Irmãos Da Terra, Irmãos Do Céu,

Juntos Cantemos Glória Ao Senhor.

Aqui Trazemos As Nossas Ofertas.

Oração Eucarística III

PR.: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR.: Corações ao alto.

AS: O nosso coração está em Deus.

PR.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação proclamar vossa glória, ó Pai, em todo tempo, mas, com maior júbilo, louvar-vos neste tempo, porque Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Pois, destruído o que era velho, toda a criação decaída é renovada e em Cristo nos foi recuperada a integridade da vida. Por isso, transbordando de alegria pascal, exulta a criação por toda a terra; também as Virtudes celestes e as Potestades angélicas proclamam um hino à vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

AS: Santo, Santo, Santo...

PR.: Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir para vós um povo que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.

Por isso, ó Pai, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos mandou celebrar estes mistério

AS: Enviai o vosso Espírito Santo!

PR: Na noite em que ia ser entregue, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da Ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Mistério da fé e do amor!

AS: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda

Ou:

Mistério da fé!

AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

Ou:

Mistério da fé para a salvação do mundo!

AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.


PR.: Celebrando agora, ó Pai, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu, e enquanto esperamos sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício vivo e santo.

AS: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

PR.: Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

AS: O Espírito nos una num só corpo!

PR.: Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires, N. (Santo do dia ou padroeiro) e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

AS: Fazei de nós um perfeita oferenda!

PR.: Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa N., e o nosso Bispo N., com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

AS: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

PR.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça


Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém!

Comunhão 

Se me amardes, guardareis meus 

mandamentos, diz o Senhor.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro

Paráclito, que permaneça convosco para 

sempre, aleluia!

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

Eterna é a sua misericórdia! A casa de 

Israel agora o diga: Eterna é a sua misericórdia !

2. Na minha angústia eu clamei pelo 

Senhor, e o Senhor me atendeu e libertou !

O Senhor está comigo, nada temo; o que

pode contra mim um ser humano ?

3. É melhor buscar refúgio no Senhor,

do que pôr no ser humano a esperança 

é melhor buscar refúgio no Senhor,

do que contar com os poderosos deste mundo!

4. O Senhor é minha força e o meu canto, e

tornou-se para mim o Salvador. Clamores de

alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos 

fiéis.

5. Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e

agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto

com louvores! Daí graças ao Senhor, porque 

ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!



Final 

Ressuscitou, Ressuscitou,Ressuscitou! Aleluia! (bis)

1. Ó Morte, Onde Estás, Ó Morte?

Quem És Tu Ó Morte?

Qual A Tua Vitória?

2. Alegria, Irmãos Alegria,

Nós Hoje Cantamos:

O Senhor Ressurgiu!

3. Com Cristo, Nós Ressuscitamos,

Juntos Proclamamos:

O Senhor Nos Salvou!